TAREFAS DIÁRIAS:
TAREFA I- “Vem aí concurso, participar é fazer valer a nossa opinião!”
As equipes deverão:
Confeccionar desenhos em tamanho 25 x 33 cm no mínimo e 50 x 66 cm no máximo, em papel firme de acordo com o tema “projeto de revitalização urbana e recuperação ambiental da bacia do rio Betim”, ter boa apresentação, disposição no papel, criatividade e adequação ao tema. Escolher apenas 1 desenho para apresentar.
Obs: A escolha de apenas 1 desenho para representar a turma se constitui na primeira etapa do concurso
VALOR:
50 PONTOS NA 1ª ETAPA E MAIS 100 PONTOS PARA O MELHOR DESENHO DE CADA CICLO.
HORÁRIO E FORMA DE APRESENTAÇÃO:
1ª etapa – A tarefa será realizada no ultimo horário dentro de sala, finalizando com a entrega de um desenho no serviço pedagógico a Valéria ou Flávia.
2ª etapa – O melhor desenho da equipe concorrerá a mais 100 pontos para a equipe vencedora de cada ciclo.
CRITÉRIO DE JULGAMENTO: TAREFA CUMPRIDA
Cada desenho apresentado deverá estar no tamanho indicado, estar de acordo com a tarefa proposta.
1ª etapa: tarefa cumprida. A turma deverá escolher entre os desenhos apresentados apenas 1 (um) para concorrer em Segunda etapa.
2ª etapa. Os desenhos irão a julgamento por toda a comissão. O melhor desenho de cada ciclo ganhará mais 100 pontos e o aluno vencedor concorrerá a um computador e uma bola de vôlei oficial da Sada em concurso entre as escolas.
TAREFA II - "Começando com vontade!"
As equipes deverão:
Escolher um nome, que deverá ser pregado na porta do comitê (sala).
Caracterizar no mínimo 05 alunos com a cor sorteada para a turma.
As equipes deverão ter um U“grito de guerra”, NÃO OFENSIVO, de acordo com o nome escolhido.
VALOR:
50 PONTOS
HORÁRIO E FORMA DE APRESENTAÇÃO:
Durante o último horário, a qualquer momento.
Um ou mais membros da comissão irá à sala (comitê), AGUARDEM!
Deve estar pregado na porta em letras grandes e legíveis o nome da equipe, 05 alunos da turma (membros da equipe) estarem caracterizados com a cor sorteada (para a equipe), e toda a equipe deverá formar uma sintonia bonita na hora do “grito de guerra”.
CRITÉRIO DE JULGAMENTO: TAREFA CUMPRIDA
A equipe que no momento de apresentação não tiver o nome pregado na porta, os 05 alunos caracterizados e ou não possuir o “grito de guerra” e ou não quiser pronunciá-lo perderá os pontos da tarefa.
Se durante a apresentação de qualquer equipe, um membro de outra equipe vier à porta do comitê alheio ou permanecer na porta de seu próprio comitê a equipe terá que doar 20 (vinte) pontos à equipe que tiver menos pontos.
TAREFA III– "Preservar o ambiente é Ter atitude!"
As equipes deverão:
Transcrever 2 artigos da agenda 21, escrevendo 2 (duas) justificativas para sua elaboração.
Conseguir algum panfleto sobre a coleta seletiva promovida pela prefeitura de Betim.
Escrever um texto convincente e argumentativo falando da participação do Brasil para a preservação da vida no planeta.
VALOR:
20 PONTOS POR ATIVIDADE, SOMANDO 60 PONTOS
HORÁRIO, LOCAL E FORMA DE APRESENTAÇÃO
A tarefa será apresentada durante o último horário, na biblioteca, por no máximo 3 alunos.
O artigo da agenda 21, deverá estar escrito em uma folha reaproveitada, juntamente com as justificativas, de forma legível e correta (ortografia, concordância e pontuação).
O texto deverá ser convincente, argumentativo e coerente.
O folheto deverá ser recente (no máximo dois anos).
CRITÉRIO DE JULGAMENTO:TAREFA CUMPRIDA
Será considerada tarefa cumprida cada atividade apresentada de acordo com os critérios estabelecidos.
Caso os alunos não compareçam, ou a atividade referente à tarefa não seja considerada a equipe passará os pontos referentes à atividade para a equipe que tiver menos pontos.
CAREFA IV- “Resguardando nosso planeta!”
As equipes deverão:
Trazer por escrito em forma da placas: 3 utilidades da água, os 3 estados da água e 3 alternativas para a conservação da água no planeta, totalizando 3 placas.
Representar através de esquema o que é desmatamento, efeito estufa e aquecimento global, relacionando causas e conseqüências, em folha tamanho A4, totalizando 3 esquemas.
VALOR:
15 PONTO POR PLACA OU ESQUEMA, TOTALIZANDO 90 PONTOS.
HORÁRIO LOCAL E FORMA DE APRESENTAÇÃO:
Será apresentada no último horário, na biblioteca, por no máximo 6 alunos e de acordo com a ordem afixada no mural de fora.
Cada esquema deverá estar escrito de acordo com os critérios, legível, correto e compreensível.
Cada placa deverá estar desenhada em tamanho 30x40 cm aproximadamente, vale fazer em qualquer material (não vale utilizar material da escola), desde que o tamanho e formato estejam proporcionais (perceptível ao golpe de vista), e o representante deverá responder a pelo menos uma pergunta sobre a placa.
CRITÉRIO DE JULGAMENTO: TAREFA CUMPRIDA
Será considerada tarefa cumprida a execução das mesmas em local, horário e de forma correta pelos alunos.
A cada tarefa não realizada a equipe passará os pontos referentes a ela para a equipe que tiver menos pontos.
Serão desclassificados os trabalhos que não atenderem aos critérios.
TAREFA V - "Quando saber se torna ação, somos mais!"
As equipes deverão:
Apresentar um cartaz ilustrativo e objetivo, em que se possa perceber claramente o que vem a ser: Boa convivência e Educação Ambiental.
Ilustrar em papel reaproveitado tamanho ofício ou A4, os 5 Rs (Repensar hábitos, Reduzir, Recuperar, Reutilizar, Reciclar), sendo cada R em um folha.
VALOR:
10 POR ATIVIDADE SOMANDO 70 PONTOS.
HORÁRIO, LOCAL E FORMA DE APRESENTAÇÃO
A tarefa será realizada no última horário, na biblioteca, por no máximo 7 alunos.
O cartaz deverá ter boa simetria, conter título coerente, e poderá ter ilustrações retiradas de jornais e revistas.
CRITÉRIO DE JULGAMENTO:TAREFA CUMPRIDA
Será considerados tarefa cumprida os cartazes e ilustrações que forem fiéis ao assunto, à tarefa proposta e a forma de apresentação.
Caso os alunos não compareçam, ou a tarefa não seja considerada válida equipe passará os pontos referentes à tarefa para a equipe que tiver menos pontos.
TAREFA VI- "Lixo, que é lixo, se torna luxo"
As equipes deverão:
Conseguir 05 objetos que normalmente são jogados nos lixos pelas pessoas e podem ser reaproveitados e ou reciclados.
Descrever o objeto e o que é possível produzir a partir dele.
VALOR:
10 PONTO POR OBJETO APRESENTADO, TOTALIZANDO 50 PONTOS
HORÁRIO LOCAL E FORMA DE APRESENTAÇÃO:
Deverá ser apresentada por no máximo 5 alunos, na biblioteca, no último horário.
A ordem de apresentação será fixada no mural fora da biblioteca.
As informações sobre os objetos trazidos poderão ser lidas, mas não deverão ultrapassar 1 (um) minuto por objeto e devem ser verdadeiras.
CRITÉRIO DE JULGAMENTO: TAREFA CUMPRIDA
Se no momento das apresentações os alunos não comparecerem, não trouxerem os objetos, não souberem as informações sobre os objetos trazidos, ou gastarem além do tempo previsto, a equipe perderá os pontos referentes à tarefa.
TAREFA VI - O planeta precisa de nós, a mudança começa aqui!
As equipes deverão:
Preparar uma peça teatral, (de aproximadamente 3 minutos) demonstrando a situação real de degradação do nosso planeta hoje e as conseqüências para o futuro.
Fazer 1 cartaz ou faixas ou falando da necessidade de mudança de comportamento e propondo soluções e atitudes viáveis e criativas para melhoria da qualidade de vida na comunidade.
VALOR:
40 PONTOS a PEÇA TEATRAL E 30 PONTO PARA CADA CARTAZ, FAIXA.
HORÁRIO E FORMA DE APRESENTAÇÃO:
A apresentação acontecerá no último horário, na quadra.
O teatro seguirá a ordem de apresentação afixada no mural da biblioteca.
A responsabilidade de ensaiar, produzir o cenário caso seja necessário, montá-lo e desmontá-lo é da equipe, contando dentro do tempo de apresentação da equipe (5 min, sendo 2 para a montagem e desmontagem e 3 para a apresentação).
CRITÉRIO DE JULGAMENTO: TAREFA CUMPRIDA
Será considerada tarefa cumprida o cartaz e ou faixa que estiver de acordo com a tarefa proposta, propondo soluções aplicáveis e criativas e ainda escrito de forma correta.
Será considerada tarefa cumprida a peça teatral que estiver de acordo com a tarefa proposta, que não ultrapasse o tempo de 3 min. de apresentação e ou mais os 2 min. para montagem e desmontagem do cenário.
Obs: caso não seja necessário o uso de cenário os 2 min. não serão somados ao tempo de apresentação.
O comportamento das equipes na quadra será avaliado segundo os critérios já fornecidos no regulamento geral da gincana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário